
Breno Guimarães
Corpo e mente em equilíbrio a serviço da arte
Um artista inquieto em constante transformação. Essa é a primeira impressão que nos causa o ator, escritor e empresário carioca Breno Guimarães.
Nascido e criado no bairro de Copacabana, Breno Guimarães incorporou o amor à natureza, à arte, ao corpo, e o jeito irreverente tipicamente carioca ao seu estilo de vida e maneira ver o mundo desde cedo, acompanhando o seu anseio por conhecimento.
Amante de atividades físicas e esportes que testem o limite do corpo físico, Breno ingressou à prática de rafting e montanhismo, além de buscar formação na área de Educação Física e posteriormente, formar-se como professor de Black Card de Spinning, de JG Spinning Program e de boxe. Junto às atividades físicas, Breno sentiu a necessidade de conjugar corpo, mente e espírito, mergulhando na pesquisa por praticas de meditação oriental. Como resultado dessa vivência e pesquisa minuciosa, Breno tornou-se terapeuta holístico habilitado em shiatsu, quiropraxia, ayurveda e Reiki, além de ministrante de meditação dos Ritos Tibetanos e da Gaya Yoga ou Ritos Sonoros, e posteriormente passou a integrar do time de profissionais da Keep Going, empresa de consultoria, treinamentos, cursos de reciclagem e renovação dos parâmetros das atividades físicas.
Paralelamente Breno Guimarães dedicou-se desde muito cedo as atividades de interpretação, estendendo o seu interesse pela instrumentalização do corpo, sua verdadeira paixão.
Buscou formação em artes cênicas na conceituada escola de arte dramática da CAL – Casa de Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Como ator, Breno desenvolveu versatilidade alcançando destaque tanto em obras de comédia como em drama. Em teatro, participou de espetáculos como ‘TPM, Terapia para Mulheres’, ‘O Menino que não sabia Rir’ com a Cia Escaramucha e ‘Perdoa-a me por me traíres’, ‘A vida Como Ela é’ de Nelson Rodrigues, a ópera ‘Macbeth’, ‘O Pequeno Príncipe’, ‘O Sonho’, de Strindberg, dirigido por Moacyr Góes; dentre outros, atingindo sucesso de público e de crítica.
Em 2000, recebeu prêmio de melhor ator com a peça “Torturas de um Coração”, de Ariano Suassuna, no Festival Nacional de Teatro, em Florianópolis.
Em cinema, Breno Guimarães atuou em sucessos de bilheteria do cinema nacional como ‘Meu nome não é Johnny”, com Selton Mello; a produção franco-brasileira “Pour um Autre Monde” (que concorreu no festival de Cannes), de Olivier Behary-Laul-Sirder, com participação do rapper e ator francês, Doudou Masta; dentre outros curtas, médias e longas-metragens.
Em televisão, participou de trabalhos de destaque como a minissérie do Canal Brasil ‘Os Amorais’, com Fernando Ceylão e ‘Filhos do Carnaval’ da HBO e ‘A Lei e o Crime’ da TV Record.
O ator também atuou em campanhas de publicidade para televisão das empresas Visa, Banco do Brasil, Vivo, HSBC, Rexona, Asian Games, BP Ultimate, e recentemente da cervejaria Brahma.
Impelido a deixar um registro e dividir suas experiências místicas de busca por uma alquimia entre corpo e espírito, Breno ingressou no desafio de trilhar o caminho da literatura lançando o livro ‘Viagem ao Ser – a primeira vez na trilha Inca’. De lá para cá, como resultado dessa incursão literária e do grato encontro com seu público leitor, Breno já lançou sete livros voltados ao tema de filosofia e reflexão sobre o universo holístico: “Viagem ao Ser” - a primeira vez na Trilha Inca; “20000 Léguas nas Profundezas do Ser” - segunda vez na Trilha Inca e outras aventuras em trilhas ao ‘Ser’, “Mensagens Daqui”- mensagens de seres e egrégoras que existem pela evolução do planeta, captadas por afinidade vibracional momentânea; “ O Lugar é Aqui, o Momento é Agora”- reflexões acerca das perspectivas da vida e do ser; “Um Melhor Entendimento da Existência”- reflexões acerca da existência, sob um enfoque evolutivo; “Vem falar com Deus Também”- uma conversa direta com Deus, e “Machu Picchu, uma viagem transcendental”. O próximo livro de Breno “Para falar com Deus”, é uma reflexão acerca da existência sob um enfoque simples e título inspirado na em famosa canção homônima do Gilberto Gil, lançado em agosto de 2011 na Bienal do Livro, no Rio.
No ano de 2011 Breno ingressou em atividade empresarial, lançando a Keep In Multimarcas, uma loja especializada em Moda Fitness de alta performance e também em moda urbana. A Keep In está lançando coleção própria, desenvolvida pelo próprio Breno, com lançamento em julho de 2011.
Principais trabalhos em Teatro, Cinema, TV e Publicidade
Teatro:
Mulheres no Salão, musical, sob direção de Édio Nunes, sobre dança de salão, no teatro Gonzaguinha, RJ, 2011
Bão, o Lutador ; esquete de humor, premiado nos Festivais de Resende e de Santa Teresa, 2010, e temporada no Conversa Afinada, Ipanema
2010: “Perdoa-me por me Traíres”, temporada no Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, sob direção de Cláudio Handrey ;
2010: “Vale Tudo pra Rir (um Nocaute no seu Mau Humor)”, no Teatro Maria Della Costa, São Paulo, SP;
2010: “Vale Tudo pra Rir (um Nocaute no seu Mau Humor)”, no Festival de Curitiba 2010, no Teatro Cultura, Largo da Ordem, com direção de Cláudio Handrey e novos textos de Marcelo