
ZEKA ARAÚJO começou sua carreira como fotojornalista no jornal carioca Diário de Notícias, em 1967. Convidado pela revista O Cruzeiro no ano seguinte, lá permaneceu até 1970. Volta ao jornalismo diário no jornal O Globo, de 1970 até 1972.
É convidado a trabalhar para a revista esportiva Placar, entre 1972 e 1974.
Entre 1974 e 1977, atua como correspondente da Editora Abril em Londres, período em que produziu reportagens em cerca de quinze países.
De retorno ao Brasil, colabora com a revista Repórter Três, em 1978.
Em 1979 cria e dirige o Núcleo de Fotografias da Funarte, embrião do Instituto de Fotografia. Em 1984, foi um dos fundadores da Agência Casa da Foto.
No ano seguinte assume o cargo de curador de fotografias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM.
Em 1986 torna-se sócio da Agência F-4, tendo como clientes a Revista de Domingo do Jornal do Brasil e a Revista Newsweek.
Publica o livro “MEU QUERIDO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO” em parceria com o poeta e compositor Tom Jobim, em 1988. Em 1990/91 é editor de fotografias do Jornal do Brasil.
No período de 1991 a 1994, é colaborador de diversas publicações como o jornal inglês The Observer e da agência francesa Magnum. Ganha bolsa da Rio-Artes.
De 1994 a 1995, torna-se professor de fotografia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em 1997/98 é editor de fotografias da Revista Manchete.
Em 1996 recebe os prêmios Marc Chagall e Marc Ferrez.
Em 1998, recebe do Ministro Francisco Weffort, titular do Ministério da Cultura o Prêmio Nacional da Fotografia pelo conjunto de sua obra e valiosa contribuição ao desenvolvimento da fotografia no Brasil.
Em 2000 é convidado realizar a exposição “Devir” no Centro Cultural Banco do Brasil-Rio, por ocasião de seu décimo aniversário. Nesse mesmo ano publica o livro Rio Zona Norte. Participa do livro Brasil 500 anos.
Em 2001 expõe no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, Argentina, o trabalho Toktempo. Ainda em 2001, cria e apresenta o seminário Conversa do Olhar, no CCBB-Rio. Citado pela Enciclopédia de Artes Visuais do projeto Itaú Cultural. Participa no Paço Imperial do Rio de Janeiro do livro/exposição A imagem do som em homenagem ao maestro Antônio Carlos Jobim e no ano seguinte do livro/exposição com o tema Rockpop.
Em 2002 apresenta quatro programas no canal GNT sobre fotojornalismo e ministra curso para o Instituto Brasileiro de Audiovisual – Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Nesse mesmo ano é consultor do programa Arquivo N da Globonews. Em parceria com Evandro Teixeira publica o livro O melhor da terceira idade.
Em 2003 tem fotos selecionadas para a Coleção MASP/Pirelli, Coleção Joaquim Paiva, Banco de Santos, Itaú Cultural, Universidade de Toronto e FUNARTE. Ministra curso na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI)
Em 2004 fotografa e dirige a fotografia do documentário, em DVD, Richard Wagner meets Brasil, para a produtora alemã Gateway4M- 45 minutos.
Em 2005 dirige dois documentários sobre a crise da saúde no Rio de Janeiro. Desde 2005, ministra curso para jovens carentes atendidos pela Fundação Ponto Frio, em Acari e Irajá, até 2007.
Em 2006, é responsável pelo registro fotográfico da exposição LUZZUL, da artista Regina Silveira, realizada no Centro Cultural Telemar.
Nesse mesmo ano, realiza a exposição Plano Infinito no Centro Cultural Telemar.Ver no site: HTTP://oifuturo.org.br/expofoto/infinito/infinito.html
Acaba de lançar, em homenagem aos dez anos da morte de Tom Jobim, o livro Meu Querido Jardim Botânico, edição especial pela Jobim Music.
Participa como palestrante do seminário Inclusão do Olhar, Centro Cultural Laurinda Santos Lobo.
É convidado a realizar as fotos para os catálogos da Fundação Eva Klabin, da Galeria 90 e da exposição Arquivo Geral, realizada no Centro de Artes Hélio Oiticica, e para o livro Fogão de Lenha - Quitandas e Quitutes de Minas Gerais de Maria Stella Libânio Christo – Editora Garamond.
Em 2007, faz o roteiro e dirige o curta institucional “NB3”, sobre o laboratório brasileiro de referência nacional para a tuberculose, do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga, do Ministério da Saúde. Laboratório de nível de segurança biológica nível 3.
Em 2008 publica um ensaio fotográfico para o livro sobre os 70 anos da RÁDIO MEC e outro para o livro que comemora os 40 anos da TVE.Participa da série “FOTO EM CENA” em exibição do CANAL BRASIL- entrevista de 15 minutos .Acaba de expor “DIAS A FIO” NA GALERIA 90 ARTE COMPORANEA.
Em 2008 palestra na BIBLIOTECA NACIONAL, seminário sobre a chegada da família real portuguesa ao BRASIL. Publica catalogo sobre a intervenção publica de EDUARDO COIMBRA - “ NUVENS”.
Em 2009 lança curta- documentário homenagem “MUITO PRAZER- WALTER FIRMO” -17 minutos, roteiro e direção. Participa da exposição 4/QUATRO no SESC COPACABANA ao lado de WALTER FIRMO , WALTER CARVALHO e LEVINDO CARNEIRO.