
"oficina-bloco de dança"
samba, côco, maracatu, ciranda, jongo, funk, entre outras...
e muita improvisação !!!
de 22 de janeiro à dia 11 de fevereiro
As inscrições já estão abertas !!!!!!
Rua Camuirano, 60 – Botafogo
(esta rua liga a Rua Real Grandeza à Rua Voluntários da Pátria, fazendo um L quase na esquina entre as duas ruas)
Informações: 2294-5863 / 8756-6162 / tatifrance@gmail.com / tatif@ism.com.br
A oficina:
Estimulada pela riqueza dos ritmos populares da cultura brasileira, Tatiana France – bailarina/coreógrafa, ex-integrante da Cia de Dança Deborah Colker - apresenta a oficina-bloco de dança: “mix carnavalesco”, que resulta no cortejo do bloco “Mamelúdicos Eufóricos e Outros Inerteofóbicos Frenéticos” em sua 4a versão.
As aulas possibilitam aos participantes desenvolver tônus, flexibilidade, ritmo, espacialidade e criatividade a partir dos princípios das práticas de consciência corporal e da dança contemporânea. Desta forma, o aluno torna-se apto a expandir-se com liberdade e autonomia nos passos propostos a cada encontro. Através de coreografias simples - calcadas nos ritmos e danças das festas populares, como: samba, côco, maracatu, ciranda, jongo, funk, entre outros - o participante vai descobrindo sua musicalidade e expressividade corporal, experimentando também a alegria de dançar junto numa prazerosa troca coletiva.
O Bloco:
O resultado da oficina é a formação de um bloco de rua dançante, colorido e irreverente, o "MAMELÚDICOS EUFÓRICOS E OUTROS INERTEOFÓBICOS FRENÉTICOS". O bloco composto pelos “foliões-dançarinos” alunos da oficina, apresenta pequenas coreografias ensaiadas mescladas a momentos de improviso. Acompanhados por um DJ, uma batucada ao vivo e contando com a participações especiais nos vocais, o bloco se desloca pela rua convidando os passantes a participarem interagindo através da arte do movimento e das danças populares de carnaval.
TATIANA FRANCE tem formação na Escola de Dança Angel Vianna e em Artes Cênicas pela CAL - Casa de Artes de Laranjeiras e é graduada em Direção Teatral na UNIRIO. Foi integrante da Cia de Dança Deborah Colker e co-fundadora, bailarina e coreógrafa da Humas Cia de Dança. Atua como professora de dança, alongamento e expressão corporal há mais de 15 anos (exs: Centro de Dança Deborah Colker, SESCs do Rio de Janeiro, Diorama Centre/Londres, Estúdio Casa de Pedra, entre outros). Atualmente dirige o grupo de intervenções urbanas, Urbitantes.