
Imaginautas | RioArtmosfera
Workshop de Fotografia Criativa e Vídeo Experimental
APRESENTAÇÃO
O Workshop de Fotografia Criativa e Vídeo Experimental surgiu em 2004, como projeto de monografia do designer Ghustavo Távora – graduado em Design pela UFPE, sendo apresentado, inicialmente, no Centro Pernambucano de Design - Casa da Cultura. A partir daí, foi adaptando-se às instituições e aos seus anseios, sendo realizado na Cultura Inglesa, no Colégio Equipe, na Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), DIMAS _ Salvador 2008, São Luis ( UNIVIMA) e Alcântara ( Comunica ) MA, entre outros.
OBJETIVO
Workshops para desenvolver o talento criativo e o pensamento filosófico daqueles que curtem fotografia. Refletir sobre a fotografia como linguagem. Aprender a ler e falar com imagens. Muita experimentação, muita troca de idéias, muitas descobertas. Estimular e potencializar poder de comunicação das Pessoas, demonstrando de forma prática e reflexiva utilizar de forma mais criativo-produtiva, novas tecnologias em: captura, edição e difusão de imagens.
Motivar também a produção artística, criando obras instalativas ( artes plásticas ) para ocupação de lugares alternativos (indoors ou outdoors) como espaços-galerias, e produção de obras audiovisuais ( videoarte e educomunicação)
Nosso objetivo é o resgate lúdico da Pessoa, a partir da sua relação com a fotografia e a videoarte, ajudando-a desenvolver a linguagem imagética multimidiática e incluindo-a no universo global de comunicação no Século Digital. Web 2.0 e Interatividade.
Indicado especialmente para iniciantes e Pessoas interessadas em artes visuais, arte educação e educomunicação.
CONTEÚDO DO WORKSHOP
1. Breve histórico sobre a evolução da comunicação e as diferentes plataformas de linguagem – Do Rupestre ao Pixel.
2. Filosofia da comunicação e a importância da imagem no processo – construção de conteúdo a partir dos interesses do grupo;
3. A fotografia como resultado de um sistema operacional complexo – filosofia da fotografia a partir de referentes Pensadores da Complexidade – a partir de Edgar Morin.
4. Linguagem fotográfica: Composição e mensagem da imagem;
5. Práticas Experenciais;
1. Auto Retrato: Quem Sou Eu e A quê Vim?
2. Meu Universo Circundante?
3. Cosmovendo O Mundo – Macro
4. Luz Criativa. Follow up – Leitura das Imagens em Coletivo e diálogo para construção de conceitos comuns.
5. Percepções: senso estético, mensagem, conceito Pessoal-Coletivo, senso dialógico autor-obra-mundo.
6. Técnicas de manipulação da imagem utilizando dois programas básicos:
1. Adobe Photoshop (iniciante): tratamento de imagem, ajuste de cor, composição, efeitos básicos e finalização web/gráfica;
2. Windows Movie Maker (iniciante): ferramenta básica para a construção de vídeos criativos à partir do conceito da Linguagem Imagética Multimidiática – imagem, som, texto, instalações.
7. Diálogo sobre Instalações, Coletivismo Artístico, Produção Cultural, Intervenções Urbanas e Transformação Social – construção de conceitos comuns a partir da sensação, percepção e sensibilidade de cada pessoa do grupo durante os encontros.
8. Edição Coletiva de Imagens, definição de temas, grupos de interesse e TransD – a habilidade artística de cada um, sendo agregada a criação de projetos coletivos;
9. Definição de projeto pessoal e apresentação dos blogs, flickrs e youtube com a produção fotográfico-digital do Grupo;
10. Produção e finalização das obras – Pessoais e Coletivas. Desenvolver senso de cooperativismo, e o pensamento de que o Happening Hours é um projeto TransAutoral e que cada indivíduo haverá construído um pouco da arte que o realiza.
PRODUTOS GERADOS PELOS PARTICIPANTES
1. Banco de Fotografias – este banco de imagens poderá ser negociado com os alunos, para serem utilizados pela instituição para vários fins tais como: alimentação do site, criação de material institucional e propaganda, criação de um álbum virtual coletivo;
2. Coleção de Artes-Fotográficas: Neste caso nos referimos às criações que serão feitas a partir das imagens geradas durante o processo para montar a mostra coletiva;
3. Videoteca – criações audiovisuais artísticas e educomunicativas para mostras e também a criação de uma videoteca virtual;
4. Blogs, flickrs e youtube
5. Instalação de Imagens;
HAPPENING HOURS – MOSTRA COLETIVA DE ARTES
Projeto criado segundo o pensamento da transdisciplinaridade artística. Agrega fotografia, audiovisual, discotecagem, instalações, performances, música, poesia, literatura, etc., em um evento artístico-multimidiático, que gera movimentação multicultural. Promove o diálogo e a socialização do saber entre as aldeias criativas, alimenta a expansão da arte e do conhecimento humano. É uma estética inovadora com intercâmbio de informações, onde cada sujeito que forma o público espectador, tem a liberdade de se relacionar com os Criadores e suas Criaturas (obras).
REALIZAÇÃO – CUSTOS E INVESTIMENTOS
A idéia do Projeto é formar turmas de, no mínimo, 15 alunos e, no máximo, 30 Pessoas. O Workshop acontece em 06 dias – uma semana de segunda à sábado ( contudo é possível adequar a até 3 dias ) com encontros de 2 horas e meia de duração, sendo finalizada no sexto dia com o Happening Hours – exibição das produções de cada aluno. Total: 12horas de encontros para socialização de idéias e produção individual, saída fotográfica de 6horas das 10h às 16h e Produção e Montagem da Mostra Coletiva de Artes, 15horas:
Total da ação: 33 horas – aproximadamente.
O horário pode variar de acordo com a necessidade da Instituição - manhã, tarde ou noite – possibilidade de mais de uma turma. O custo do projeto é R$ 300,00 ( ofereço 20% para lista de contatos RioArtmosfera e parceiros em comunicação, R$ 240,00 ) por pessoa, sendo repassados facilitador –
Expectativa máximo de 20 aluno(a)s e mínimo de 15 aluno(a)s. Este valor torna o projeto auto-sustentável, inclui passagem, hospedagem, alimentação, produção do Happening Hours, registro fotográfico do processo e horas aula.
Horários sugeridos: manhã – das 9h30 às 12h; tarde – das 14h às 16:30h; noite – das 19h às 21:30h. A regularidade das aulas seria baseada em dois dias da semana (segundas e quartas ou terças e quintas) com o sábado sendo utilizado para exercício externo (sugestão: Zoológico). Entretanto, é imprescindível que, para a realização dessa atividade externa, haja a autorização dos pais dos alunos inscritos, que serão avisados previamente, por meio de um comunicado.
Quanto à infra-estrutura necessária para as aulas, necessitamos de um espaço para o encontro – aberto ou fechado – com cadeiras, projetor multimídia e caixa de som. As matrículas poderão ser efetuadas diretamente com a Instituição para realizar inscrições e esclarecer quaisquer dúvidas que possam vir a surgir.
Ghustavo Távora
Educomunicador, Designer & Artista Visual.
55 81 86178324
ghugatavora@gmail.com
www.youtube.com/user/ghtavora
www.oimaginauta.blogspot.com
www.celulamater.blogspot.com
www.happeninghours.blogspot.com
“Que a fotografia seja expansiva e esteja sempre em expansão”.