2010 será um ano com influências que despertam a nossa sensibilidade. Júpiter e Urano conjuntos formam um aspecto de transcendência. Mas isto não significa perder o senso da realidade mas conseguir visualizar possibilidades maiores de crescimento, experiências que nos ajudem no auto-desenvolvimento.
Como será que isto pode ser aplicado ao nosso dia-a-dia? A maior parte das pessoas vai se sentir motivada. A energia representa coragem e uma postura mais arrojada diante da vida. Vamos viajar ainda mais e podem existir boas surpresas em todas as áreas da vida, sobretudo na Medicina e nas Artes.
Não sei se algum disco-voador vai aterrissar em 2010 mas se algum deles tentar, irá encontrar boas condições para sua chegada. As influências de 2010 propõe algo maior, diferente, novo. Todo mundo pode dar um pouco mais de espaço para a loucura sadia que quebra com as rotinas e questiona. Será mesmo que não dá para viver de uma outra maneira? O melhor é criar perguntas novas, que sejam ainda mais desafiadoras para todos.
Sagitário, Aquário e Peixes são os visionários do Zodíaco. Pois com Júpiter e Urano conjuntos, seja em Peixes ou Áries e Netuno em Aquário, vão existir possibilidades de transformação e realização de muitos projetos que em outros momentos poderiam parecer inviáveis.
É verdade que a conjunção pode revelar momentos de desorganização pois toda a fase de transição é caótica. A posição de Saturno, no entanto, assegura que o resultado final será produtivo.
Nos últimos tempos não foi fácil ouvir várias vezes, de pessoas jovens, que nesse mundo nada se cria e tudo se copia...o marasmo mental e a acomodação à linha de menor esforço não são nada estimulantes.
O tempo que vivemos é um tempo de renascimento. Grandes navegações pela Internet, novos mundos desbravados em todos os setores, o futuro, a surpresa. Mais do que nunca é preciso criar, acreditar que tudo pode ser feito de uma maneira diferente e melhor.
Na Era de Aquário, regida por Urano, as idéias valem muito mais do que o dinheiro. Não adianta empatar fortunas em projetos caducos que não irão se sustentar por muito tempo. Boas idéias, viáveis, transformáveis em realidade em pouco tempo, com a participação de todos. Conexão, integração, rede.
Fase de crise, fase de mudança, fase de questionamento e crescimento. Expansão. Oportunidades. Individualmente, é preciso tomar consciência do próprio poder e ter iniciativa.
Características gerais de 2010:
Valorização do conhecimento prático e teórico. Expansão do comércio exterior. Integração entre os países, ocorrendo em função do intercâmbio na educação ou negócios envolvendo vários continentes.
Consciência de que nosso poder individual precisa fazer parte de um todo maior. Nada pode florescer fora de um contexto mais amplo.
Muitas viagens. Aumento do turismo, seja em busca de negócios, conhecimentos ou simplesmente pelo lazer. Com Júpiter em Peixes, muitas pessoas procurarão realizar viagens que despertem para a espiritualidade e total transformação interior.
Será um ano de valorização das artes, da religiosidade, da filosofia e da psicologia. A Medicina será abordada de um ponto de vista mais humanista, o homem integrado ao seu meio, necessidade de curar o homem e todo o planeta.
A conjunção Júpiter-Urano faz um contra-ponto com a posição de Plutão em Capricórnio, que rege exatamente a quebra das estruturas anteriores e a palavra “quebra” está relacionada com o fechamento de algumas instituições financeiras, necessidade de se aprender a viver com menos, mudança na relação entre chefes e subalternos, descentralização do poder. Muitas figuras de autoridade poderão ser testadas para que tenham que mostrar que estão realmente preparadas para realizar o trabalho ao qual se propõem e se isto não ocorrer, poderão ser rapidamente substituídas por outras. Dentro das famílias, espera-se que as figuras paternas se tornem mais próximas dos filhos, conseguindo expressar com mais facilidade as suas emoções e necessidades, assim como podendo ouvir os filhos com mais amor e tolerância.
As influências em Capricórnio são muitas. Capricórnio é um signo de responsabilidades, capacidade de fazer as coisas acontecerem de forma organizada e eficiente. Se as influências de Júpiter, Urano e Netuno são transcendentais, as energias de Saturno e Capricórnio fazem acontecer e dão a noção dos limites que a Terra e os homens enfrentam inevitavelmente. É essa combinação que pode fazer de 2010 um ano especial. Pois não se trata apenas de sonhar mas de realmente concretizar esse sonho mediante muito trabalho pessoal e coletivo. É possível que se volte a ter uma “consciência de geração”, a consciência da força do modo de pensar coletivo que pode agilizar as mudanças necessárias. Mas não existirá uma sobreposição do modo de pensar coletivo ao individual. Coletivo e individual se reconhecem e se ajustam.
Pode ser um ano no qual a busca pela beleza se manifeste como uma necessidade humana. Devem surgir expoentes na música e nas artes de modo geral que expressem esse renascimento de valores.